ARAIOSES ONTEM E HOJE, NOTICIAS!!





As pontes Sebastião Furtado, Ponte do Meio e Ponte do Zuador: meio século de abandono.
As pontes Sebastião Furtado, Ponte do Meio e Ponte do Zuador, que ligam uma das regiões mais ricas do território araiosense - que compreende as comunidades de Jatobá, Algodões, Capoeiras, Farias e Remanso entre outras a João Peres, e porque não dizer a cidade de Araioses estão em péssimas condições de uso sendo que a Sebastião Furtado e a Ponte do Meio são as que mais oferece perigo. Ambas tem parte de sua estrutura destruída e o poder público araiosense finge desconhecer a gravidade do problema.
A ponte Sebastião Furtado é maior de todas. Foi construída pelo prefeito Sebastião Furtado, que lhe empresta o nome e foi inaugurada em 23 de março de 1961. A ponte do Zuador também foi feita por ele. Já a Ponte do Meio foi construída pelo prefeito Silvio Freitas Diniz, logo em seguida.
Sebastião Furtado era dono de quase todas as terras dessa região. O principal produto era o pó da carnaúba que ainda vivia seus dias de gloria e João Peres era o grande pólo comercial araiosense naqueles anos. As pontes foram feitas para facilitar o escoamento da produção no verão uma vez, que assim como hoje, no inverno fica impossível o tráfego de veículos em estradas que se transformam em atoleiros.
O ciclo da carnaúba passou, mas a necessidade das pontes e de estradas vicinais só aumentou, pois a região é grande produtora de grãos e caso essas estradas fossem construídas e as pontes restauradas a distância entre Araioses e o Remanso - que é a maior bacia leiteira do Baixo Parnaíba - seria diminuída de 32 km para 18 km.
A bem da verdade no que diz respeito as pontes o ideal é fazer outras. A estrutura delas tem mais de meio século – nesse tempo todo, nunca tiveram manutenção - e estão totalmente corrompidas. Estradas vicinais só em um pequeno trecho que não passa de 4 km – de João Peres a jatobá – mas totalmente intrafegável. O restante são trilhas que se transformam em lameiros tão logo chega o inverno.
A construção de estradas vicinais e pelo menos a recuperação dessas pontes foram prometidas pela atual prefeita Luciana Trinta, quando quis os votos dos araiosenses para se eleger. Passados três anos nada foi feito por ela na região. Os produtores rurais continuam sem infraestrutura para escoar suas produções. As dificuldades de acesso continuam; o direito de ir e vir também fazendo com os habitantes desses povoados façam suas compras e seus negócios em Parnaíba, no Piauí, dificultando ainda mais o processo de desenvolvimento de Araioses.
Falta menos de um ano para novas eleições. Luciana vai prometer de novo, que se for reeleita as estradas e as pontes serão feitas e refeitas. Outros também vão prometer a mesma coisa. Entre eles – se a Lei da Ficha Limpa não valer para as eleições do ano que vem – estará até Pedro Henrique, que já teve a oportunidade de fazer e não fez.
A decisão é do araiosense não só de João Peres, mas de todas as regiões não acreditar mais em promessas de mentirosos.
 
 
 
 
Araioses adquire duas lanchas para transporte escolar
 
 
A Prefeitura de Araioses (MA), cidade da região do Delta do Parnaíba, através da Secretaria de Educação adquiriu junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE), no Programa Caminho da Escola, duas lanchas escolares com intuito de atender aos que residem na região das Ilhas que fazem parte do município e região ribeirinha.

Esta aquisição garantirá o acesso e a permanência dos alunos da escola, sendo conduzidos por uma embarcação que possui todas as normas de seguranças exigidas e que atendem à resolução do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE). As lanchas aguardam liberação por parte da Marinha do Brasil para iniciar funcionamento.

As lanchas foram construídas em alumínio e equipadas motor de popa, modelo F90 BETL da Yamaha, de 4 cilindros, 4 tempos e injeção eletrônica, movidos à gasolina com capacidade de transporte para 20 ocupantes (piloto mais 19 estudantes). A fabricação das embarcações foi realizada pela Marinha do Brasil. Os pilotos passarão por um treinamento que irá capacitá-lo para o transporte de estudantes.








Araióses recebe 10 ônibus escolares

Ônibus Escolar, foto demonstrativa
A prefeita Municipal de Araióses, Luciana Marão Félix, entregou, na última segunda-feira (28/02), 10 ônibus escolares para a comunidade escolar. Uma parceria da prefeitura municipal com o Ministério da Educação, obtidos por meio de emenda parlamentar individual do deputado federal, Gastão Vieira (PMDB-MA).

Estiveram presentes secretários municipais, vereadores, líderes comunitários e a comunidade em geral, para receber a frota que percorreu parte da cidade, despertando a curiosidade dos moradores que saíam à frente das casas e aplaudiram, como forma de agradecimento, à promessa que há muitos anos vinha sendo feita por outros gestores, mas que só agora se tornou realidade.


Há várias décadas muitos estudantes sofreram para ir à escola por morarem em terreno acidentado ou em estradas de terras que dificultavam o tráfego de automóveis. Agora, os 8 ônibus grandes e 2 micro-ônibus vão ajudar a reduzir a evasão escolar, facilitar o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural, além de permitir o acesso, às escolas, de estudantes que moram em zonas rurais.

Todos os veículos tem um bloqueio de diferencial para melhorar a trafegabilidade e facilitar a saída de atoleiros. Eles possuem sistema de ventilação e equipamentos de acessibilidade e são também equipados com uma cadeira de rodas especial para embarque alunos com dificuldade de locomoção. Como a porta dos veículos é mais larga, o manuseio da cadeira é facilitado.

A prefeita revelou ainda que todos os ônibus contarão com motoristas qualificados e monitores para proporcionar total segurança aos estudantes. Os ônibus fazem parte do programa Caminho da Escola concedido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de linha de crédito especial para a aquisição, pelos estados e municípios, de ônibus, miniônibus e micro-ônibus zero quilômetro e de embarcações novas.


TCE-MA REPROVA CONTAS DE VEREADOR DE ARAIOSES E APLICA MULTA DE R$ 80 MIL









Vereador Bernardo Coutinho Silva (PSC), vulgo Dadá
O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA) julgou irregulares as contas da Câmara Municipal de Araioses referente a gestão do presidente Bernardo Coutinho Silva (PSC) no exercício de 2008. O Tribunal ainda aplicou uma multa ao gestor no valor de R$ 80 mil.

A decisão foi tomada na sessão plenária de quarta-feira, 14, quando foi julgada a Tomada de Contas Especial realizada no exercício, resultando na rejeição das contas. Cabe recurso da decisão

A PREFEITURA DE ARAIOSES REALIZOU O PRIMEIRO FESTIVAL DO CARANGUEJO!!

Foto: Eduardo Santos
O município de Araióses, no Maranhão realizou o I Festival do Caranguejo, no período de 9 a 11 de setembro, com o objetivo de valorizar os catadores e promover o caranguejo-uçá. A cidade recebeu muitos visitantes.

O evento foi realizado na Praça do Viva Araióses e na praça de alimentação do balneário da Ilha de Barreiras. Durante três dias a população e visitantes se deliciaram com o festival gastronômico que serviu especialidades como: patinha de caranguejo, moqueca de caranguejo, caranguejada e outras iguarias.

Com informações e fotos do blog do Eduardo Santos