quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Lira do Delta faz bonito e levanta o público sergipano

Após 60 horas de viagem a Fanfarra Lira do Delta finalmente chega em casa com o sentimento do dever cumprido. Na última quinta-feira (25), 70 integrantes da Fanfarra, mais 10 membros da organização, partiram com destino à cidade de Maruim – PE, a 30 minutos da capital do Estado para representar a cidade de Araioses e o Maranhão na IV Copa Nordeste e Norte de Banda e Fanfarras Estudantis, sendo a única representante do estado. Depois das 30 primeiras horas de viagem cruzando os Estados do Piauí, Pernambuco e Alagoas, os componentes tiveram pouco mais de 2 horas para se aprontar e esbanjar muita alegria e desenvoltura no evento que teve um excelente público.
Apresentação da Fanfarra em Maruim - SE
As duas primeiras bandas a se apresentar foi a Lagoa Nova – PB, e a Heróis da Restauração – PE, mas foi somente depois que a Lira do Delta de Araioses entrou no Centro de Atividades Augusto Franco que o público foi ao delírio. Com um figurino de gala e músicas muito animadas, a Lira levantou a galera e deu um banho de charme, criatividade e bom gosto, mesmo sendo a mais jovens de todo o campeonato com apenas 5 meses de existência. As outras Bandas a se apresentarem, na mesma categoria da Lira, foi a Municipal de Ulianópolis – PA, Renascer do Sol – BA, Dragões da Bahia – BA e a Banda Manoel Luiz de Aracaju – SE, essas últimas foram muito aplaudidas, principalmente por ter torcida organizada formada por membros das outras categorias ou da comunidade local.
A prefeita parabeniza pessoalmente
os componentes
da Fanfarra pela apresentação
Além da Categoria Fanfarra Simples, houve a disputa nas categorias Banda de Percussão Juvenil, Fanfarra com 1 Pisto, Banda Musical Juvenil, Banda Musical Master e Fanfarra Show. No domingo foi a vez das categorias: Banda Marcial Infantil, Banda Marcial Infanto Juvenil, Banda Marcial Juvenil, Banda de Percussão Master, Banda Marcial Master e Banda Marcial Show em um total de 40 bandas.
Na noite do sábado, imediatamente após a última apresentação do dia, as bandas se reuniram para conferir as premiações. A Fanfarra Lira do Delta de Araioses ficou na quinta posição ficando à frente de outras bandas tradicionais e com muito mais anos de estrada. Para o maestro da banda, José Lindemberg, o resultado foi muito satisfatório, pois “a Lira fez uma bela apresentação e se não fosse a mudança no regulamento, descoberta apenas minutos antes da apresentação, o resultado teria sido muito melhor”. A Lira foi inscrita na categoria Simples sem recursos, isto é, bandas que não tem instrumentos com variações de notas, no entanto, a organização resolver unir na mesma categoria as Simples com recursos o que prejudicou a Lira na disputa de uma posição melhor. Mesmo assim, a Banda ficou à frente de banda com recurso.
O público acompanhou atento a apresentação da Lira
A prefeita, Luciana Trinta, destacou que para a primeira apresentação o resultado superou as expectativas. “Isso mostra que o governo municipal está no caminho certo, apoiando iniciativas que mostrem o potencial de nossos jovens e incentivando a serem cidadãos que representem com dignidade o nosso município e o nosso estado”, destacou a prefeita. A Lira foi a única que teve patrocínio exclusivo de um governo e o apoio com transporte, alimentação e o acompanhamento de um enfermeiro durante toda a viagem.
“O mais importante de participar deste evento, não era a conquista do título, mas sim a experiência que iríamos adquirir, e depois do contato que tivemos com outras fanfarras de outros estados, vamos nos dedicar mais ainda para vermos o nome do nosso município sempre em destaque”, enfatizou a Iaci Ycauá, uma das alunas membro da Fanfarra.
O próximo desafio já tem data marcada, será neste próximo final de semana em São Luís, aonde acontece o campeonato maranhense de Bandas e Fanfarras.

FONTE: TV DIFUSORA ARAIOSES

Nenhum comentário:

Postar um comentário