quinta-feira, 3 de novembro de 2011

SALVAMENTO DRAMATICO DE CRIANÇA DE 3 ANOS EM ARAIOSES

Na manhã desta segunda-feira, 31, chega ao fim o resgate do menino Cauã Cruz da Silva de apenas dois anos e 6 meses, em uma operação cinematográfica. A criança caiu em um poço de 17 metros de profundidade, na tarde do último sábado, na localidade Baixão da Subida limite das cidades Araioses e São Bernardo no Maranhão, municípios que fazem divisa com o Piauí.


Cauã Cruz da Silva

Foram mais de 40 horas de um resgate dramático que mobilizou o corpo de bombeiro de Parnaíba-PI, e policiais e a guarda municipal de Araioses e São Bernardo.


Carro do Corpo de Bombeiros de Parnaíba-PI.
O poço de 17 metros de profundidade e 40 centímetros de diâmetro ainda estava em construção. No sábado o serviço foi interrompido para ser retomado na manhã desta segunda-feira por conta do final de semana. O buraco ficou coberto apenas por uma bacia plástica. Segundo o avô da criança, Cauã estava brincando ao redor do poço quando desapareceu de súbito.
Bombeiros de São Luís observam o poço.
A partir de então começou uma verdadeira odisséia para salvar o menino. Uma das primeiras atitudes desesperadas, foi amarrar outro garoto de 7 anos, pelos pés, e enfiá-lo no buraco para resgatar do menino que ainda chorava no fundo do poço. No entanto, a certa profundidade, o menino, içado pelos pés, começou a chorar e gritar desesperado, por sentir-se asfixiado. Ao subir o garoto se debateu e derrubou parte da terra da lateral do buraco jogando uma grande quantidade de barro sobre o Cauã.


Centenas de pessoas observam o resgate do Cauã
No início da noite, os bombeiros vindo de Parnaíba chegaram ao local. De posse de uma câmera de vídeo, içaram o equipamento até onde o garoto estava e puderam ver a localização do menino que parecia desacordado.


A mãe do Cauã acompanhou o resgate de perto
Por conta da profundidade do buraco o comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba sob o comando do Capitão Rivelino, solicitou apoio logístico das prefeituras de Araioses e São Bernardo, que mandaram para o local uma retro escavadeira, e um trator para afastar o grande volume de terra retirado da escavação.


Prefeita disponibiliza ambulância para o local da tragédia


Equipe da prefeitura dá apoio para a iluminação à noite


Capitão Rivelino - comandante do Corpo de Bombeiros de Parnaíba
Até o final da tarde do domingo as máquinas haviam perfurado cerca de 10 metros do terreno junto ao poço. Alguns familiares ainda tinham esperança de retirar a criança com vida, mas a avó do menino já temia pelo pior.


Avô do menino ainda tinha esperanças de encontrar Cauã com vida


Avó do Cauã não tinha mais esperanças de encontra o menino vivo
Por volta das 3 horas do domingo, homens do Corpo de Bombeiros vindos de São Luís chegaram ao local a bordo de um helicóptero da Polícia Militar e começaram a dar apoio aos bombeiros ali presentes.


Grupo Tático Aéreo vindo de São Luís para ajudar no resgate


Prefeita recepciona os Bombeiros




Prefeita Luciana Trinta recepciona repassa os fatos aos Bombeiros de São Luís



Na manhã do domingo, o Capitão Rivelino, solicitou mais uma vez apoio logístico das prefeituras de Araioses e São Bernardo, que mandaram para o local uma retro escavadeira, e um trator para afastar o grande volume de terra retirado da escavação.
Trator enviado pela prefeitura de Araioses afastava o barro retirado do buraco
Retro escavadeira há 9 metros de profundidade
A prefeita de Araioses, Luciana Trinta, logo que foi comunicada se dirigiu imediatamente para o local, aonde ficou até o final do resgate. Durante todo o domingo centenas de pessoas chegavam ao local para acompanhar o trabalho das equipes do corpo de bombeiros.


Prefeita de Araioses acompanhou o resgate desde a manhã de domingo
O trabalho durou toda a noite. Por volta das 9 e meia da manhã de hoje, finalmente o menino foi retirado do poço, infelizmente sem vida.


Prefeita Luciana Trinta acompanha tudo de perto
A mãe do menino acompanhou o corpo que foi levado ao Hospital Municipal de Araioses há cerca de 50 quilômetros do local da tragédia. De acordo com o atestado de óbito a criança apresentava uma fratura na cabeça, mas a causa da morte foi asfixia, por falta de oxigênio no interior do poço. O garoto será sepultado ainda hoje em Mamorana.


Dezenas de curiosos esperam pela liberação do corpo no Hospital Regional de Araioses
Médico realiza a autópsia do corpo do Cauã
Prefeita observa o corpo do Cauã
A mãe do menino é amparada por funcionários do hospital
FONTE: TV DIFUSORA ARAIOSES

Nenhum comentário:

Postar um comentário