domingo, 5 de agosto de 2012

Parnaíba: Deficiência na Saúde atinge até quem pode pagar


Imagem: Divulgação
Em Parnaíba, ter dinheiro ou dispor de plano de saúde não significa contar com um pronto atendimento médico, quando necessário, sobretudo em casos de urgência. OProparnaiba.com buscou informações sobre o funcionamento de serviços médico-hospitalares e constatou que a cidade não tem muito o que comemorar neste Dia Nacional da Saúde.
O quadro se agrava ainda mais quando o paciente precisa de atendimento urgente durante a noite e a madrugada. Neste caso, o parnaibano não tem saída a não ser correr para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) ou para o Pronto Socorro Municipal. Este último tem plantão de 24 horas, mas atende somente casos de baixa complexidade.
Um médico que pediu para não ter a identidade revelada disse que não há, no Pronto Socorro Municipal, o suporte necessário para realização de exames de ultrassom e eletrocardiograma, por exemplo. Mas o que mais chama a atenção é a falta de um aparelho desfibrilador, equipamento básico em casos de parada cardíaca.
Apesar de todas as deficiências, o HEDA tem sido a única alternativa de socorro emergencial em Parnaíba, mesmo sobrecarregado por atender a uma população estimada em 400 mil habitantes, entre moradores do Norte do Piauí, Ceará e Maranhão. O hospital também funciona como Instituto de Medicina Legal – IML.
Uma grande clínica privada deixou de funcionar com plantões médicos e internação há alguns anos. Na época, a justificativa apresentada foi a pouca demanda. Dois hospitais particulares oferecem atendimentos somente nas áreas da clínica médica, pediatria, pneumologia, ginecologia e obstetrícia. Em outra clínica infantil, às 13h da última sexta-feira (03) já não havia mais vagas para consulta.
Por conta disso, a opção àqueles que possuem recursos financeiros é partir para Teresina. Para a população carente, no entanto, resta amargar longas filas de espera para consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a precariedade do atendimento público no segundo maior município do Estado.
Fonte: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário